Gostaria de saber quais são os profissionais que podem atuar com pesquisa clínica?
Veja a visão de Lilian Mazza, gerente de operações clínicas do BCRI e especialista em fisioterapia cardiovascular pelo Instituto Dante Pazzanese de cardiologia.
Pesquisa Clínica e o COVID-19
Ouviu-se falar muito sobre Pesquisa Clínica durante a pandemia do COVID-19, período que diversos profissionais viraram especialistas na área. Pesquisa Clínica, Estudo Clínico ou Ensaio Clínico podem ser considerados feitos essenciais, que têm o objetivo de avaliar a eficácia e a segurança de um certo medicamento para o uso da população.
Pesquisa Clínica é só para médicos?
A dúvida que muitos têm sobre o tema é: somente médicos podem ingressar neste importante setor? A resposta é não. Qualquer profissional da saúde, seja farmacêutico, enfermeiro, fisioterapeuta, biomédico, entre outros, podem atuar dentro da Pesquisa Clínica.
Onde o profissional de pesquisa clínica pode atuar?
Os profissionais que escolhem se especializar e trabalhar neste campo, têm a possibilidade de atuar em todas as etapas de um estudo clínico e fazer parte da condução de um projeto.
É possível atuar em:
• ORPCs (Organizações Representativas de Pesquisa Clínica) – como as AROs (Academic Research Organizations) e as CROs (Contract Research Organizations);
• Indústrias farmacêuticas, avaliando produtos da saúde e de outras áreas, como cosméticos e alimentos;
• Centros de pesquisa clínica, como farmacêutico, coordenador ou gerente de Pesquisa, e pesquisador principal (nos estudos que não envolvam medicamentos e prescrição médica);
• Em Comitês de Ética em Pesquisa, como relatores / revisores dos projetos submetidos à análise ética, ou outras instâncias regulatórias – CONEP (Comissão Nacional de Ética em Pesquisa) e ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária); e
• Em serviços de suporte, como os serviços de logística, exemplo: os Couriers, laboratórios de análises clínicas, diagnóstico de imagem, SMOs (Site Management Organizations), entre outros.
Curso de Pesquisa Clínica e Especialização em Pesquisa Clínica
Durante a graduação, os profissionais da saúde não obtêm o contato e a visibilidade completa do que é a Pesquisa Clínica. Assim como outros campos de atuação, para poder ingressar nesta área, se faz necessário formação específica, dedicação, esforço e perseverança – além da busca de instituições que possam agregar o conhecimento teórico e prático.
Por isso, o BCRI – reconhecido como uma ARO (Academic Research Organization), e nós, profissionais com o domínio do campo, têm como missão disseminar e desmistificar a Pesquisa Clínica como um todo. Por meio dela, conseguimos responder dúvidas cientificas e colocar em prática tudo o que aprendemos, em prol da promoção à saúde para toda população.
Você pode acessar o curso livre Essentials em Pesquisa Clínica, ou já se aprofundar na Pós-Graduação em Pesquisa Clínica, uma das principais especializações em Pesquisa Clínica do Brasil.
Conheça o curso livre Essentials em Pesquisa Clínica da Galen Academy: clique aqui.
Conheça a Especialização em Pesquisa Clínica da Galen Academy: clique aqui.