Gostaria de saber o que faz um profissional de Pesquisa Clínica e por que ele será cada vez mais requisitado?
Veja a visão do Dr. Remo Furtado, Doutor em Ciências pela Faculdade de Medicina da USP com Pós-Doutorando em Pesquisa Clínica na Harvard Medical School/TIMI (Thrombolysis In Myocardial Infarction) Study Group/Brigham and Women’s hospital.
A Pesquisa Clínica e o Covid-19
Durante a pandemia da Covid-19, cada vez mais se ouviu falar sobre a importância da Pesquisa Científica dequalidade para a descoberta de novos tratamentos e também vacinas a fim de vencer este grave problema de saúde global. E vimos também o Brasil em destaque mundial, publicando diversas pesquisas que mudaram o tratamento desta doença no mundo como um tudo. Mas afinal, como funciona a Pesquisa Clínica, e quais são os pré-requisitos para uma Pesquisa Clínica de qualidade?
Como é trabalhar com Pesquisa Clínica?
A Pesquisa Clínica exige antes de tudo a execução por um time de excelência, desde a ideia original (concepção do projeto) até a divulgação dos seus resultados (publicação). Nesse caminho, o trabalho integrado de diversos setores (por exemplo, gerenciamento e verificação de dados, estatística, liderança acadêmica, entre outros) é fundamental para o sucesso do projeto.
Em segundo lugar, as pesquisas de ponta costumam incluir participantes em vários hospitais/ambulatórios ao mesmo tempo. São os chamados estudos multicêntricos. Isto geralmente é feito a fim de se aumentar a eficiência do estudo (recrutar o mais rápido possível um número apropriado de participantes) e a sua representatividade e validade externa (ou seja, seus resultados serão aplicáveis a qualquer região do país ou mesmo a outros países).
Por último, toda Pesquisa Clínica passa em todas as suas fases por processos de revisão por pares. Ou seja, antes de o estudo começar, é necessário que haja uma aprovação ética pelos comitês de ética, órgãos colegiados que existem em cada instituição participante, que vão analisar o mérito científico do estudo, e se ele cumpre os requisitos obrigatórios de ética e segurança dos participantes.
O mercado de trabalho de Pesquisa Clínica no Brasil
Bom, diante de tudo isso, podemos já antecipar que uma Pesquisa Clínica de qualidade precisa de profissionais dedicados e capacitados, com conhecimento, experiência e formação específica na área.
Além disso, o Brasil tem se tornado um terreno muito fértil para a Pesquisa Clínica nos últimos anos. Isso porque, no Brasil, a participação e engajamento dos profissionais tem sido modelo para o mundo.
Os custos menores dos projetos internacionais (em virtude da desvalorização da moeda frente ao dólar) em nosso país aliado à dimensão continental tornam o ambiente bastante atrativo e competitivo para os grandes estudos internacionais. Por último, o Brasil é o melhor ambiente para geração de evidência em algumas doenças muito particulares do nosso território, como malária e doença de Chagas.
Portanto, a demanda profissional por pessoas capazes de atuar na área de Pesquisa Clínica será explosiva nos próximos anos.
Este mercado em franca expansão poderá abranger profissionais de múltiplas áreas, como Medicina, Enfermagem, Farmácia e Biomedicina, dentre outros.
Pesquisa Clínica: caminhando para o próximo passo
A fim de ter um currículo diferenciado, o profissional deve buscar a formação dedicada, de preferência aprendendo com profissionais que se dediquem integralmente e tenham ampla experiência nesta atividade. E você, deseja entrar nesta carreira?
Não deixe de conferir as oportunidades de aprendizado oferecidas pela Galen Academy, uma plataforma de ensino inovadora, que traz diversos cursos de formação em Pesquisa Clínica.
Entre os grandes diferenciais dessa formação está a oportunidade de aprender com os profissionais do Brazilian Clinical Research Institute (BCRI), a Primeira Organização Acadêmica de Pesquisa (ARO, Academic Research Organization) da América Latina, que conta com mais de 15 anos de experiência na condução de grandes estudos clínicos nacionais e internacionais, em parceria com diversas instituições de renome, como a Duke University (EUA) e a McMaster University (CAN). Não perca esta oportunidade! Você pode acessar o curso livre Essentials em Pesquisa Clínica, ou já se aprofundar na Pós-Graduação em Pesquisa Clínica, uma das principais especializações em Pesquisa Clínica do Brasil.
Conheça o curso livre Essentials em Pesquisa Clínica da Galen Academy: clique aqui.
Conheça a Especialização em Pesquisa Clínica da Galen Academy: clique aqui.